Tenho um relato de experiência!!!
Minha amiga, que é professora em uma escola pública em um bairro muito carente, compartilhou comigo, uma grande dificuldade.
Ela leciona em uma classe para alunos do 4. ano, e estava desesperada com um aluno que já havia sido recusado em outras escolas, pois perturbava os colegas o tempo todo e durante a aula, necessitava um monitor da escola a seu lado, para que pudesse haver aula. A professora percebia que era um bom menino, mas tinha algo que o angustiava.
Como ela tinha conhecimento do meu estudo na abordagem sistêmica, pedi se ela gostaria que eu fizesse uma constelação familiar com a mãe do aluno, pois o pai morava em outra cidade, e raramente via o filho.
Após autorização do diretor da escola e com a concordância da mãe, marcamos um horário e fizemos a constelação com bonecos.
Na constelação ficou revelado vícios com bebida no sistema familiar, e a morte de um membro da família vítima de alcoolismo, e outras dinâmicas de lealdades que abandono.
A mãe tomou consciência de como, em ambas as famílias, se segui um padrão de alcoolismo, e a perturbação pelo qual o filho passava com a ausência do pai.
Assim, enquanto mãe realizava a constelação, o aluno começou a dormir na sala de aula, coisa que nunca tinha ocorrido, pois sempre foi um colega muito agitado e inconveniente com os colegas.
Hoje falei rapidamente com minha amiga e professora, e ela me disse, que o referido aluno havia se transformado socialmente, e agora permanecia tranquilo na sala de aula, e amigo de seus colegas.
Sabemos que, a escola é uma extensão do lar. Os professores estão ali para aprimorarem o aprendizado familiar e iniciar o intelectual, e mais do que isso. O professor quando tem uma percepção ampliada, e pode perceber, de forma amorosa, que aquele comportamento reflete algo que vai além de uma atitude infantil, e sabe que algo precisa ser visto.
Bert Hellinger, nos presenteou uma ciência dos relacionamentos, e a olhar para aquilo que está excluído no sistema familiar e nas famílias. Muito divórcios, brigas, vícios podem ser evitados se ficarmos atentos a personalidade das crianças.
Já se estuda a Pedagogia sistêmica, como forma de olhar para situações de conflitos de alunos e seus pais, e como encaminhar uma ajuda e paz na educação de nossos jovens alunos.
A constelação familiar é uma técnica terapêutica breve, que forma uma imagem interna de uma dor, e revela o que precisa pertencer, estar em equilibio e obedecer uma hierarquia.
Estar a serviço de algo maior, é sentir na alma, o chamado de outra alma, que pede ajuda em um movimento, que leva para a vida.