É certo que, está cada vez mais difícil de ajudar a determinar quem ficará com a guardo dos filhos!
Pode ser que perca a guarda sim…
Os tribunais estão mudando olhar em questões de famílias e hoje em dia a cada vez mais cresce no Brasil o número de pais que ganham a guarda dos filhos … É mito acreditar que a mãe não perde a guarda dos filhos!
O ex marido poderá levar alguma vantagem numa eventual disputa de guarda do filho. Enquanto não existe decisão judicial sobre com quem fica a guarda da criança, ambos tem a guarda e podem decidir pela criança em comum acordo… O pai pode fazer o mesmo, ou seja, ir embora e levar o filho…
O abandono do lar, pode prejudicar a guarda de filhos, sim!
Como podemos olhar de forma sistêmica para tal questão, segundo a filosofia de Bert Hellinger?
Pergunta: Trabalho bastante junto aos Tribunais, tentando ajudar a determinar quem ficará com a guardo dos filhos. Às vezes os divórcios são tão complicados que é difícil fazer uma recomendação. Poderia dizer alguma coisa a respeito?
Hellinger: A questão de quem ficará com a guarda dos filhos depois do divórcio na verdade não é tão difícil de resolver como você possa pensar. Há dois princípios sistêmicos que podem orientá-los na tomada da decisão: (1) Os filhos devem ficar com o cônjuge que mais valorize o outro neles e (2) Aquele que rompe o relacionamento não deve ser recompensado com a guardo dos filhos. Na experiência concreta, é o pai que, com mais frequência, valoriza a mãe nos filhos, e não o contrário. Mesmo sendo assim, caso a mulher deseje a guarda, pode merecer esse direito se aprender a valorizar nos filhos as qualidades do ex-marido. De outro modo, magoa os filhos querendo e valorizando apenas metade deles”. ~ Bert Hellinger, trecho extraído do livro A Simetria Oculta do Amor, Ed. Cultrix.
.