O que é Mediação sistêmica?

 In Blog

A mediação é método alternativo de solução de conflitos, assim como a negociação, a arbitragem, a Justiça Restaurativa, as Práticas Colaborativas, o próprio Direito Sistêmico etc.. todos são métodos ou meios alternativos (ou meios adequados, como alguns preferem chamar) de resolução de conflitos.

A mediação encontra-se em âmbito amplo, podendo ser exercida não só por quem é da área do Direito, mas também por psicólogos, terapeutas, assistentes sociais, pedagogos, administradores, gestores de conflito etc.

Em recente curso, pioneiro no Brasil, Oferecido pelo Ipmec em São Paulo tive a oportunidade  aprender a visão e técnicas sistêmicas na solução de conflitos pela mediação.

No primeiro dia a Professora Fabiana Aidar (psicóloga, terapeuta familiar, mediadora, instrutora de Oficinas de Pais e Filhos etc) abordou temas como a comunicação e o conflito vistos sob a Teoria Geral dos Sistemas e falará da importância da visão sistêmica na resolução de conflitos de clientes (por qualquer profissional : advogado, mediador, psicólogo etc) e no dia seguinte com a Professora Cristina Llaguno  da Hellinger Schule falando de técnicas, exercícios sistêmicos e constelações nos procedimentos de mediação e aprendemos sobre as leis sistêmicas de Bert Hellinger aplicadas na mediação e nas resoluções alternativas de conflitos, bem como técnicas e abordagens sistêmicas nos procedimentos de solução de conflitos..

Foram abordados as  questões como:

– Onde a mediação e as técnicas sistêmicas de solução de conflitos se encontram?

– Como a visão sistêmica (ampla e específica) de um conflito auxilia na sua solução?

Vimos estas e muitas outras questões no curso de Mediação Sistêmica q

PROGRAMA DO CURSO DE MEDIAÇÃO SISTÊMICA

Professora Fabiana Cristina Aidar da Silva – Psicóloga, Mediadora Familiar Judicial e Privada; Perita e Parecerista ; Auxiliar da Justiça cadastrada no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo como Mediadora e Psicóloga Perita, Pós graduanda em Psicologia Jurídica ; Instrutora revalidada em Mediação Judicial pelo Conselho Nacional de Justiça ; Formadora de Expositores das Oficinas de Parentalidade e Divórcio; Coordenadora das Oficinas de Pais e Filhos em São Vicente / SP ; Profª Supervisora de Cursos de Mediação ;Coordenadora Adjunta da Câmara de Mediação do Conselho Regional de Psicologia/SP. Capacitada em Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas.

Conteúdo da aula :

A) A família e as empresas enquanto sistemas
B)A teoria geral dos sistemas
C) Comunicação
D) Conflitos
E) Percepções ampliadas
F) Técnicas e Ferramentas da Mediação
G) Cuidados na mediação – respeitar o saber, o sistema e o olhar do outro
H) Inclusão e não julgamento

Professora Cristina Llaguno – Advogada, mediadora e consteladora argentina. Foi precursora no olhar sistêmico para a legislação e a advocacia. Organiza conferências, cursos e seminários para advogados na Argentina. Formação em Hionoterapia Eriksoniana na Milton Erickson Foundation em Paris/França. Estudou Constelação Familiar com Tiiu Bolzman em Buenos Aires/Argentina de 2001 a 2007. Consteladora Familiar Hellinger® formada pela Hellinger Sciencia e CUDEC (México). Participou de todos os cursos e seminários de Bert e Sophie Hellinger no México. Desde 2013 participou nos cursos de Cosmic Power® com Sophie Hellinger. Pós-graduação em Pedagogia Sistêmica na Universidade Multicultural Dr. Emilio Cárdenas no México. Formação de Formadores da Universidade CUDEC, México. Desde Dezembro de 2007 diretora do Centro de Constelaciones Familiares e Soluciones Sistémicas no Chile, com sede em Santiago e escritórios em Curicó (Chile), Buenos Aires (Argentina); Tucson, Arizona (USA) e Encarnación (Paraguai). Consultoria empresarial e workshops em empresas e instituições. Publicou seu primeiro livro em 2015. É docente dos cursos de Pós-Graduação em Direito Sistêmico da Hellinger Schule/Faculdade Innovare.

Conteúdo da aula :

A) Como as constelações sistêmicas podem ajudar nas Mediações
B)Os princípios fenomenológicos das constelações sistêmicas
C) As ordens da ajuda e as ordens do amor de Bert Hellinger nas mediações
D) Aplicabilidades práticas das leis sistêmicas na mediação
E) A importância do olhar sistêmico na mediação
F) A mediação sistêmica, o conflito pontual e os sistemas dos mediandos.

 

 

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contato

Não estamos on line agora. Mas você pode nos enviar um e-mail que responderemos o mais rápido possível

Not readable? Change text. captcha txt
0