fbpx

II Simpósio sobre Aplicação do Direito Sistêmico no Judiciário

II Simpósio sobre Aplicação do Direito Sistêmico no Judiciário

Na última sexta-feira, 26 de outubro, a Casa da Advocacia e Cidadania de Ribeirão Preto acolheu o II Simpósio sobre Aplicação do Direito Sistêmico no Judiciário, evento organizado pela Comissão de Direito Sistêmico da 12ª. Subseção , presidida pela Advogada Dra Janice Grave Pestana Barbosa,  que além de reunir um público de 93 participantes, entre eles advogados, mediadores, terapeutas, psicólogos, serventuários e estudantes, recebeu vários palestrantes .

Cada vez mais utilizada no Poder Judiciário, a filosofia das Constelações Familiares tem representado uma técnica para a solução de conflitos, seja entre as partes de um processo ou mesmo no relacionamento entre juízes, servidores, jurisdicionados e operadores do Direito.

A Constelação Familiar, na forma como se apresenta hoje, foi desenvolvida pelo psicoterapeuta e filósofo alemão, Bert Hellinger, que embasou o seu trabalho em três leis sistêmicas: o pertencimento, a hierarquia e o equilíbrio.

Direito Sistêmico – A aplicação das Constelações Familiares dentro do Judiciário é o que ficou conhecido como Direito Sistêmico, expressão criada pelo juiz brasileiro Sami Storch, pioneiro no uso dessa filosofia no Tribunal de Justiça da Bahia. Após ter feito a sua formação em Constelação Familiar, o magistrado começou a aplicá-la nos casos que conduzia e percebeu sua eficácia na solução dos conflitos, atingindo índices de 90% a 100% de acordos.

 

No Direito nós tratamos de relações humanas e as Constelações Familiares servem justamente para tratar dos relacionamentos. São ciências que estão conectadas. Quando tive contato com as Constelações, imediatamente eu imaginei como elas poderiam ser aplicadas na solução dos conflitos com os quais lidamos na Justiça”, observa Sami Storch.

Os resultados alcançados por meio da utilização desse método foram reconhecidos pelo Conselho Nacional de Justiça, inclusive com trabalhos premiados sobre o tema. Com o passar do tempo, outros tribunais do país começaram a introduzir a filosofia das Constelações, especialmente nas varas de família. “O Direito Sistêmico é um dos ramos que mais cresce e hoje é uma realidade na Justiça brasileira. Recentemente tivemos no Brasil o primeiro Congresso Internacional de Direito Sistêmico, além de eventos como o Workshop Inovações na Justiça, realizado pelo Conselho da Justiça Federal”, diz Marcos Castro palestrante convidado no II Simpósio.

Veja como foi a programação do Evento:

https://www.facebook.com/pg/direitosistemicorp/photos/?tab=album&album_id=2187278998197291&__xts__%5B0%5D=68.ARAsnoZ6Ea9swBGirLCD8P_0rezOsa3TgniYg3xk-PE_IbYupsq0nDc7XvITfqx7qaoNi09v-fMjsMMP2ilVF0Zp_4YSSFSwppp1zitZorXvrguDCLOPC4C26Rth6qFwR9FM8S_zQAMUeqan1qMKPhFxDDaFeY1MW8oO8RQ002o1oj2gNi6yvvQAF60HGtuNaxYbRxGd9ziDCW_wEw2ClGEPvUg&__tn__=-UC-R

 

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
Janice Grave
Janice Grave

Consteladora Sistêmica

Agende uma Consultoria

Obtenha auxilio para as suas necessidades.

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato da melhor forma que lhe trague mais conforto e segurança. 

+55 16 99103-1122

Envie agora!

Atendimento

Segunda à Sábados
(10:30 AM – 6:00 PM)

Preencha os campos abaixo

Pré cadastro - Análise Sistêmica