A Boa e a má Consciência segundo Bert Hellinger

 In Blog

Como bem nos assegura Hellinger, pode-se dizer que seguimos numa consciência grupal nas suas tradições e padrões morais, e o que é novo se torna ameaçador. Neste contexto, fica claro que nesse trabalho atua duas consciências, a boa consciência e a má consciência e não é exagero afirmar que os conflitos de guerra  provem dessa boa consciência, onde cada grupo quer defender a todo custo suas ideologias e faz com que se sintam melhores que os outros. Assim, o conflito sempre termina no fracasso, pois nega o que é evidente e o que só pode ser resolvido na alma. (HELLINGER, 2007).

Na visão de Hellinger (2007) quando se rejeita alguém, uma outra força superior e psiquica o conduz a dar ao rejeitados um lugar na alma. Assim, a paz só acontece quando o indivíduo que está na boa consciência compreende o lado perigoso dessa consciência e passa a olhar todos como iguais. .

Conforme explicado acima, As constelações familiares são movimentos da alma que atuam numa outra consciência, onde não existe culpa e inocência, bem ou mau, certo ou errado. Algo ainda desconhecido no âmbito do direito positivado, no qual estamos acostumados a trabalhar, e dessa forma, a má consciência nos leva a avançar de forma um pouco diferente, sempre olhando para o todo que conduzindo a paz.

Onde começa, portanto, a grande paz? – Ela começa onde termina a vontade de extermínio, seja como for que o justifiquemos, e onde o indivíduo reconhece que não existem seres humanos melhores e piores. Todos estão enredados de seu modo particular, nem mais nem menos do que nós. Nesse sentido somo todos iguais.

Quando sabemos e reconhecemos isso, quando sabemos que nossa consciência tolhe e nossa liberdade, podemos nos aproximar uns dos outros sem arrogância. Respeitando os limites que nos são imposto, podemos olhar mais longe e ultrapassar nossa boa consciência anterior, para nos encontrarmos mutuamente em algo maior. Ai começa a paz. (HLLINGER, 2007, p. 23).

Sendo assim, precisamos transpor a boa consciência e ir para a má consciência, que nos leva em contato com algo maior com os movimentos da alma. O amor é o caminho para se chegar a essa paz, que está além do bem e do mal e unir o que está separado.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contato

Não estamos on line agora. Mas você pode nos enviar um e-mail que responderemos o mais rápido possível

Not readable? Change text. captcha txt
0