fbpx

Mensagem de Natal e Ano Novo

 In Blog

Com a presente mensagem quero trazer um movimento novo para esse Natal e Ano Novo que se inicia. Um olhar para o interior, e com o que fizemos durante o ano que se finda.

– O que posso fazer como momento novo?

Para começar, a palavra novo pode dizer várias coisas para cada pessoa, portanto temos que tocar em algo comum a todos. O Natal nos chega todos os anos. Ainda bem, pois significa que estamos vivos e podemos novamente iniciar um novo ano e tentar fazê-lo diferente.

Bert Hellinger redescobriu, a respeito do amor nos relacionamentos íntimos, algo que impressona as pessoas e muda  suas vidas, E foi isto: Se Você quiser que o amor floresça, deve fazer o que ele exige e evitar fazer o que o prejudica. O amor segue a ordem oculta da Grande Alma (HELLINGER, 2006, p.14).

Mesmo que o ano findado mostrou-se com alguns tristes episódios e estatísticas nada animadoras em relação aos direitos humanos e a paz social, isso é fruto de antigos conceitos e estratégias que agora vemos que não dão certo. Conforme explicado acima por Hellinger, devemos fazer algo que impressione as pessoas, e isso exige nossa mudança.

O que importa, portanto, é se preparar para algo novo, e isso exige percepção que quebram as rotinas natalinas anteriores, por exemplo, um simples mudar o seu lugar na mesa. Isso deve ser algo sem muito esforço, em pequenos atitudes. Essa, porém, é uma tarefa que pode demandar algum esforço daqueles que estão no automático.

Pode-se dizer que se a real motivação para dar as boas vindas ao novo for necessário abandonar algo de que não necessitamos mais, de certo modo, então já houve um movimento. Ora, nossa alma busca florescer, afinal buscamos algo diferente. Vê-se, pois, que buscamos coragem para o novo.

Compartilho o que me ocorreu há poucos dias, quando pude saltar de paraquedas. Tal aventura nunca estava nos meus planos, mas ao acompanhar a família vi a oportunidade do momento, e por exemplo, de vencer o medo.

Ao me permitir vivenciar algo novo nossa alma nos conecta com infinitas oportunidades. Assim, quando percebo que posso fazer algo, mesmo que isso não esteja nos meus planos, trago alegria a minha alma e a todos que me cercam.

No exemplo acima, a decisão de saltar em queda livre nos torna conscientes de que somos responsáveis por nossas decisões.  Lá no alto não temos outra escolha, só nos resta saltar.

Assim, quando decidimos fazer algo novo temos que nos jogar ao desconhecido, mas que não prejudique os demais. O amor segue uma força e ele nos impulsiona para o novo, basta sentir.

É preciso ressaltar que não é simples perceber que estamos no automático e não nos permitimos viver novas possibilidades.  O trabalho com as constelações familiares me possibilitou tal percepção e, agora, com o trabalho sistêmico sigo ajudando outras pessoas a saírem desse automático, além disso a florescer o amor na vida delas.

Desejo que neste Natal, você se permita a mudar de lugar, para sentir algo novo e então poder florescer em 2020, e que os relacionamentos seja banhados de amor e paz, todos conectados com a Grande Alma.

Boas Festas!

Te convido a ver meu vídeo da Queda Livre em Boituva -SP e se inscrever-se no meu canal:

https://www.youtube.com/watch?v=yu0VyFJcNvA&t=12s

Janice Grave Pestana Barbosa
Advogada e Consteladora sistêmica familiar

Instagram:

@janice.advsistemica.familiar

Recommended Posts

Leave a Comment

Contato

Não estamos on line agora. Mas você pode nos enviar um e-mail que responderemos o mais rápido possível