fbpx

A Boa e a má Consciência segundo Bert Hellinger

Como bem nos assegura Hellinger, pode-se dizer que seguimos numa consciência grupal nas suas tradições e padrões morais, e o que é novo se torna ameaçador. Neste contexto, fica claro que nesse trabalho atua duas consciências, a boa consciência e a má consciência e não é exagero afirmar que os conflitos de guerra  provem dessa boa consciência, onde cada grupo quer defender a todo custo suas ideologias e faz com que se sintam melhores que os outros. Assim, o conflito sempre termina no fracasso, pois nega o que é evidente e o que só pode ser resolvido na alma. (HELLINGER, 2007).

Na visão de Hellinger (2007) quando se rejeita alguém, uma outra força superior e psiquica o conduz a dar ao rejeitados um lugar na alma. Assim, a paz só acontece quando o indivíduo que está na boa consciência compreende o lado perigoso dessa consciência e passa a olhar todos como iguais. .

Conforme explicado acima, As constelações familiares são movimentos da alma que atuam numa outra consciência, onde não existe culpa e inocência, bem ou mau, certo ou errado. Algo ainda desconhecido no âmbito do direito positivado, no qual estamos acostumados a trabalhar, e dessa forma, a má consciência nos leva a avançar de forma um pouco diferente, sempre olhando para o todo que conduzindo a paz.

Onde começa, portanto, a grande paz? – Ela começa onde termina a vontade de extermínio, seja como for que o justifiquemos, e onde o indivíduo reconhece que não existem seres humanos melhores e piores. Todos estão enredados de seu modo particular, nem mais nem menos do que nós. Nesse sentido somo todos iguais.

Quando sabemos e reconhecemos isso, quando sabemos que nossa consciência tolhe e nossa liberdade, podemos nos aproximar uns dos outros sem arrogância. Respeitando os limites que nos são imposto, podemos olhar mais longe e ultrapassar nossa boa consciência anterior, para nos encontrarmos mutuamente em algo maior. Ai começa a paz. (HLLINGER, 2007, p. 23).

Sendo assim, precisamos transpor a boa consciência e ir para a má consciência, que nos leva em contato com algo maior com os movimentos da alma. O amor é o caminho para se chegar a essa paz, que está além do bem e do mal e unir o que está separado.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
Janice Grave
Janice Grave

Consteladora Sistêmica

Agende uma Consultoria

Obtenha auxilio para as suas necessidades.

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato da melhor forma que lhe trague mais conforto e segurança. 

+55 16 99103-1122

Envie agora!

Atendimento

Segunda à Sábados
(10:30 AM – 6:00 PM)

Preencha os campos abaixo

Pré cadastro - Análise Sistêmica