I Congresso Internacional de Direito Sistêmico em São Paulo

 In Blog

Nos dias 22 e 23 de junho de 2018, aconteceu em São Paulo o I Congresso Internacional Hellinger de Direito Sistêmico.

O assunto abordado foi como a aplicação das Constelações Familiares de Bert Hellinger tem se ampliado no Brasil com o Direito Sistêmico e como seus resultados estão sendo positivos e eficazes.

O Congresso foi organizado pela Hellinger Schule – Innovare, escola de Bert Hellinger  para ensinamentos sistêmicos e contou com a presença de Sophie Hellinger, Dr. Sami Storch Juiz de Direito da Bahia e muitos outros professores da instituição, entre eles a advogada Dra. Crisitna Laguno da Argentina, Angélica Olvera  e  Alfonso Malpica do México, Marcos Seyrling, Wolfgang Deusser , Joel Weser e  Rudiger Rogoll da Alemanha, María Jesús Soutullo Crespo  e Maria Tereza Rodríguez Valls da Espanha, Mimansa Farny, Rentato Bertat e  Isabela Oliveira do Brasil

Os participantes, num total de 12 países presentes, puderam participar de dois dias de imersão em conhecimentos e troca de experiências dos diferente projetos pioneiros que estão ocorrendo em todo o Brasil no âmbito do Direito Sistêmico.

Em todo o Brasil, 19 destes projetos realizados pelos alunos da Faculdade Innovare foram selecionados para painéis de exposição de conhecimentos e resultados.

A Constelação Familiar é um técnica criado pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger para a ampliação do olhar da pessoa para a sua própria história.  Muitos já dizem que se trata  da filosofia Hellingeriana, e pela Sophie Hellinger foi dito que se trata de uma profissão.

Assim, temos que, quando alguém está diante de um problema, uma questão, um conflito, um emaranhamento, ou um objetivo e quer olhar de maneira mais profunda para isso em busca de uma solução, procura um facilitador sistêmico.

Bert Hellinger parte do pressuposto de que todos nós carregamos a memória do nosso sistema familiar, ancestral e social. E podem haver informações que estejam inconscientes e que podem estar influenciando o problema no momento presente.

Apenas oferecendo sua presença para se conectar com o campo (mórfico, de memória, inconsciente) do cliente. Dessa forma, o representante terá sensações, sentimentos, pensamentos e posturas corporais que serão sinais do campo do cliente.

“….Quando se trata de “ter direito” , quem seria capaz de trazer a paz ao alcance de todos? “

“Do que se trata quando se fala em “ter direito” ? Nessa luta, cada parte quer ganhar. Cada um se sente no direito . Mais ainda, cada um pensa que a justiça está ao seu lado. Sabemos que o Direito é uma área profissional complexa e cheia de responsabilidades.
As novas descobertas revolucionárias de Bert Hellinger levam de maneira eficiente, tanto em dimensões menores quanto maiores, em direção à paz. A Nova Constelação Familiar encontra reconhecimento e aplicação em inúmeros campos profissionais no mundo inteiro.
Bert Hellinger é fundador da Velha e da Nova Constelação Familiar. Com seus caminhos de compreensão e descoberta comprovados, ele traz uma perspectiva completamente superior e abrangente sobre os jogos da vida.
Qualquer pessoa que alguma vez vivenciou a nova forma da Constelação Familiar se sentiu tocada e tomada pelas novas soluções e possibilidades que se tornam visíveis. Somente através desta vivência a pessoa envolvida é capaz de mudar o foco. Este comportamento por sua vez beneficia as partes litigiosas como especialmente todas as pessoas dentro desta área profissional.
Por este motivo nos dirigimos a todas as pessoas, e especialmente, aos profissionais do Judiciário. Foram convidados para este Congresso, renomados especialistas internacionais com ampla experiência nas áreas do Direito e das Constelação Familiar. ”  Sophie Hellinger 

Ao iniciar a pós graduação no Direito Sistemico na Hellinger Schule – Innovare em São Paulo, Pude iniciar uma nova caminhada no direito, respeitando e honrando profundamente  tudo o que veio antes, e passamos a ter uma nova visão do conflito, atraves das constelações familiares.

O trabalho da aplicação dos conhecimentos da Constelação Familiar em fases conciliatórias do processo permite uma abertura maior entre as partes no direcionamento para uma verdadeira solução do processo.

Foi um privilégio estar no  I Congresso Internacional Hellinger de Direito Sistêmico e vivenciar um evento único no mundo, com um profundo aprendizado, com a realização de constelação familiar de uma questão jurídica.

O evento consagrou o Brasil como sendo o primeiro país do mundo a aplicar a Filosofia Hellinger na resolução dos conflitos por meio do Direito Sistêmico, olhar e abordagem desenvolvida e aplicada primeiramente no Brasil pelo Juiz Sami Storch.
Sami Storch contou sobre o desenvolvimento da aplicação das Constelações Familiares no campo do Direito – Pratica pioneira no Brasil.
“A crise acontece quando o velho não funciona mais e o novo não se apresenta” Sophie Hellinger 
“A constelação familiar é a ferramenta mais eficaz de investigação que conheço a serviço da reconciliação” Marcus Seyrling
 
Afonso Malpica coloca a reflexão : “Quais as diferenças entre Justiça e Reconciliação?”
O congresso foi um encontro de diversos profissionais do mundo todo, um momento de troca, aprendizado e crescimento, em um clima de confraternização e reflexão!

Mais informações:

http://site.congressodireitosistemico.com.br/

Recommended Posts

Leave a Comment

Contato

Não estamos on line agora. Mas você pode nos enviar um e-mail que responderemos o mais rápido possível

Not readable? Change text. captcha txt