fbpx

Constelações reordenam os sistemas familiares

 In Blog

O Direito Sistêmico tem trazido muitas mudanças à rotina da advocacia. Para garantir a efetividade da aplicação das Constelações Familiares é preciso que advogados e clientes estejam abertos a esta nova teoria, que atua em um nível interno e reorganiza as estruturas familiares.

A rotina no escritório nos mostra que nem todos os clientes estão preparados para esta nova forma de trabalho. Muitas pessoas estão tão presas ao conflito que, ao vislumbrar a possibilidade da libertação, elas se recusam a dar continuidade ao processo ou adentrar a um outro nível de consciência.

Mas, quando o canal se mostra favorável à Constelação um processo muito profundo se inicia. Nas primeiras sessões aplicamos as perguntas sistêmicas para entender aquele sistema familiar. Nosso objetivo é fazer com que a consciência do cliente dê início aos ajustes internos.

 

Vivi uma experiência surpreendente com uma cliente que eu já acompanhava desde 2005. Com ela iniciei e ganhamos um processo referente a danos morais, por conta de assédio moral no trabalho. Todo o sofrimento vivido por ela resultou em uma doença ocupacional e posterior afastamentos pelo INSS.

Após mudança na lei  e perder o benefício ela me procurou novamente,  e senti que era a hora de sugerir a aplicação das Constelações. Ela esteve em meu escritório acompanhada do marido e, durante a nossa conversa sistêmica, ele percebeu que havia alguém excluído do sistema familiar. A esposa havia engravidado de gêmeos, mas uma das crianças faleceu durante o parto.

Naquele momento, quem estava excluído foi reintegrado ao sistema, em consonância às leis do equilíbrio, pertencimento e hierarquia. Passado algum tempo desta profunda experiência ela retornou ao escritório, já empregada e com a situação financeira sendo restabelecida, não necessitando mais do benefício. A relação com o marido também se transformou.

Esta experiência esclarece que a aplicação das Constelações não traz resultados óbvios ou diretamente relacionados ao conflito. Ela atua em um nível muito profundo de reequilíbrio dos sistemas familiares.

Janice Grave Pestana Barbosa – @janice.grave.advsistemica
Advogada com 28 anos de experiência na advocacia, consteladora sistêmica familiar pela Hellinger Schule – Faculdade Innovare de SP, Pós – Graduanda em Direito Sistêmico – Hellinger Schule – Faculdade Innovare – SP, Presidente da Comissão de Direito Sistêmico da 12ª Subseção da OAB/SP Ribeirão Preto e membro fundadora da Associação Comviver Solidário.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contato

Não estamos on line agora. Mas você pode nos enviar um e-mail que responderemos o mais rápido possível